top of page

Ações que nos leva a alcançar o que desejamos

 

 

 

 

Lc 2. 25-35

Introdução:

Havia, no alto da montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas, disse: “eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada”. A segunda olhou o mar e suspirou: “eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas”.

 A terceira árvore olhou o vale e disse: “quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas ao olharem pra mim, levantem seus olhos e pensem em Deus”. Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. A primeira árvore acabou sendo transformada num coxo de animais, coberto de feno.

A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias. E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.

Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem chamada Maria colocou seu bebê nascido naquele coxo de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo...(Lc 2,7).

 A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, mas quando o mar se enfureceu, o homem levantou e repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança: E num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra (Lc 8,22-25).

 Tempos mais tarde a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas no terceiro dia, o mundo vibrou de alegria e a terceira entendeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu Filho JESUS CRISTO ao olharem para ela. (Lc 23,33 e 24,1-9).

 Quando as coisas não parecem estar acontecendo da maneira que você gostaria, tenha sempre a certeza de que Deus tem outros planos para você. Cada uma das árvores teve o que desejava, mas não da forma que imaginou. Não sabemos dos planos que Deus tem para nós, sabemos apenas que Seus caminhos podem não ser os nossos, mas são sempre os melhores! Que Deus possa abençoa-lo, sempre!...

 

 

Quem era Simeão?

 Este era um judeu de idade avançada e homem piedoso, que louvou a Deus quando Jesus foi apresentado no templo. Dizia-se que Gamalieu, instrutor do apostolo Paulo era filho de Simeão, sendo assim, foi ele, provavelmente, um rabi de alta consideração. Diz a tradição ter ele sido chefe do sinédrio.

        Percebe-se no texto que ele a exemplo das três árvores que lemos tem um sonho, uma esperança de ver a consolação de Israel, desejo essa que foi realizado ao receber através do Espírito Santo uma promessa de que não passaria pela morte sem antes contemplar o Cristo, o Messias prometido no qual gerou em seu coração uma alegria. Mas o que levou este homem ser agraciado com tal promessa, qual a postura dele para que fosse lembrado por Deus e ser abençoado.

        Talvez as respostas a estas perguntas possam no dar uma  idéia mais clara do que fazer para alcançar o que desejamos.

        

 

Tema: Ações que nos Leva a alcançar o que desejamos

 

1 Agindo com justiça (v.25a)

Justiça= Agir de acordo com as leis, neste caso  ele agia de acordo com as leis de Deus e as leis dos homens.

·        A Justiça nos livra da morte

2 Os tesouros da impiedade de nada aproveitam; mas ajustiça livra da morte.            Pv. 10.2

·        A Justiça ela endireita caminhos:

5 A justiça do sincero endireitará o seu caminho, mas o perverso pela sua falsidade cairá.   Pv. 11.5

 

·        A justiça nos traz livramentos

6 A justiça dos virtuosos os livrará, mas na sua perversidade serão apanhados os iníquos.        Pv. 11.6

        

 

    2. Agindo com piedade (v.25b)

 

 Ele era um homem piedoso.

 

Ser piedoso é ter respeito reverência as coisas de Deus e agir com compaixão ao pelos sofrimento alheio (justiça social)

 

Quando não agimos com Justiça social temos conseqüências seríssimas como:

·       Deus não recebe o nosso culto

12  Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? 13  Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. 14  As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. 15  Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. 16  Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. 17  Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

Is 1.12-17

·       A verdadeira religião só é expressada quando agimos com piedade "A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."  (Tiago 1 : 27)

 

 

3.  Agindo com esperança (v.25c)

Esperava a consolação de Israel

·       A esperança não traz Confusão porque ela é expressa pela fé e fé é certeza.

9  Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. 10  Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; 12  Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.

Hb 6.9-12

·       A Esperança é a força motriz diante das aflições

Ver:

salmo 40.1- Esperei confiantemente no Senhor, Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.

 

Jó 19.23-26- 23  Quem me dera agora, que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera, fossem gravadas num livro! 24  E que, com pena de ferro, e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha. 25  Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. 26  E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,

 

Hc. 3.17-18 - 17  Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; 18  Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

 

Rm 8.18- Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

 

4.  Agindo com sob a orientação do Espírito Santo (v.27)

Ele foi guiado pelo Espírito Santo

 

·        Andar no espírito é expressar nossa filiação a Deus

13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. 14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

Rm 8.13-14

 

16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

Gl 5.16,26

·        Andar no espírito é entender o tempo de Deus para cada promessa Dele em nossas vidas e SEMRE esperar a sua resposta.

Conclusão:

Por isso amados irmãos reunimo-nos aqui por que cremos que o Espírito santo de Deus já foi derramado para que nós possamos gozar de todas as promessas que o Senhor nos fez.

Qual é o seu sonho? Seu desejo hoje pode ser o dia para que ele possa se realizar em sua receba o Espírito Santo de Deus sobre sua vida hoje e perceba que esta promessa também diz respeito a você e toda sua família, pois a apalavra de Deus disse: Atos 2.17-19 (adaptado)  E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;   E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;   E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

 

Então hoje Deus pode sim, assim como fez a Simeão fazer a você também basta.

 

Agir com justiça;

Agir com piedade;

Agir com esperança;

 

Agir sob a orientação do Espírito Santo.

bottom of page