top of page

 

Texto Base At 16.27-34

 

Introdução:

      Sono é essencial para a vida e é a base de muitas funções fisiológicas e psicológicas do organismo, tais como a reparação de tecidos, o crescimento, a consolidação da memória e a aprendizagem. Embora nem todos os adultos precisem do mesmo número de horas de sono, os especialistas acreditam que menos de 7 horas de sono por noite, numa base contínua, pode ter conseqüências negativas para o corpo e para o cérebro. Em linhas gerais o sono indiscutivelmente como vimos faz muito bem para saúde. Porém a bíblia várias vezes nos adverte sobre o sono, e diga de passagem que a maior parte fala dele, como o um estado de morte física um dos exemplos e o caso de Lázaro e dos mortos que irão ressuscitar como o caso de 1Tessalonissenses, outras vezes como morte espiritual ou certa comodidade espiritual que leva a pessoa a fracassar na fé, na sua missão de atalaia de Cristo e por isso que a bíblia inúmeras vezes nos adverte a despertarmos deste sono pois ele só traz prejuízos.

 

       No texto que lemos vemos que um carcereiro mesmo não sendo cristão, ou ainda o conhecedor do evangelho dormiu quando não se podia dormir e quase sofreu conseqüências que lhe traria prejuízos eternos para sua vida.

  • Por causa do sono o carcereiro perdeu a hora do grande milagre;

  • Por causa do Sono o carcereiro quase faria a maior besteira de sua vida;

 

Mas quando este mesmo carcereiro despertou do sono ele pode experimentar experiências que até então nunca tinha experimentado.

Despertando-nos para uma vida de Vitórias

   

1º- Vemos portas abertas (v.27ª);

Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

Ap 3.8

  • A porta é Jesus

  • Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

Jo 10.9

 

 2º- Reconhecemos nossas falhas (v.27b)

José só recebeu a Maria como esposa depois de desperta do Sono

24 E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; Mt 1.24

  • Precisamos ter o cuidado para não acordarmos tarde de mais

  • Ex.

As 5 virgens loucas;

O povo na época de Noé;

  • Reconhecemos a necessidade de encontrarmos a luz (v.29);

  • Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; 2 Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. 3 E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.

Is 60.1-3

14 Por isso diz: [Desperta], tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

Ef. 514

 

 3°- Vemos a Glória do Senhor (v.31-33);

32 E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele.

Lc 9.32

 

4º- Aprendemos a servir independente de nossa posição (v.33)

  • E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre. 15 E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e [serv]iu-os. 16 E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos;17 Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.

Mt 8.14-17

 

5º- O lamento é transformado em alegria (v.34)

O filho da viúva de [Naim]

11 E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada [Naim], e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; 12 E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. 13 E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. 14 E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. 15 E entregou-o a sua mãe. 16 E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. 17 E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha.

bottom of page